A logística de transportes é uma etapa essencial para o funcionamento de grandes, médias e pequenas empresas, não só no Brasil, mas no mundo todo. A sua atuação previne inúmeros problemas gerenciais relacionados principalmente a tempo, credibilidade e muitos outros recursos.
Mesmo dada a sua importância, poucos gerentes compreendem de fato do que se trata a logística de transporte. Neste artigo, explicarei detalhadamente do que se trata a temática e o que a torna essencial para sobrevivência da sua empresa.
Em síntese, a logística de transporte é a responsável por escolher o tipo de transporte que melhor se encaixará com a necessidade da sua entrega, oferecendo e priorizando pontos-chave para um bom envio, tanto para o cliente quanto para a empresa, como:
- Ser capaz de transportar o maior número de mercadorias possível.
- Realizar a entrega dentro do menor período de tempo possível.
- Ser a solução mais barata possível.
- Manter e zelar pela integridade e qualidade da carga.
Para que essa escolha seja feita, uma série de fatores são estudados, visando perpetuar – e alavancar – a percepção de valor da marca e dos produtos que ela vende. É este estudo que faz dessa área uma das mais importantes da logística empresarial no que tange à questões financeiras e à manutenção da qualidade.
Apesar de clara a sua importância, poucas empresas contam com equipes logísticas especializadas para promover uma logística de transportes ideal. Isso implica, na grande maioria das vezes, na escolha de modais que não colocarão a carga nas situações mais favoráveis possíveis para a entrega, afetando negativamente o seu custo, a sua segurança, o tempo de entrega e, de forma mais crítica, a confiança do cliente.
Por esse motivo, cada vez mais empresas tem recorrido à operadores logísticos para o gerenciamento de atividades desse cunho, o que as tem ajudado a manter o foco e a qualidade do negócio.
Não sabe o que é um operador logístico? Confira o artigo que escrevi explicando o que são e porque eles são essenciais para a competitividade do seu negócio clicando aqui!
Ainda assim, atualmente, existem uma série de fatores aos quais você, gerente de negócio, deve estar atento antes de tomar a decisão que irá definir a forma como você lida com a entrega dos seus produtos.
Quais pontos devo analisar para estabelecer a logística de entrega possível?
Escolha um operador confiável
Primeiramente, certifique-se de que o operador que você contatou é a melhor opção possível para atender as necessidades do seu negócio.
A terceirização da logística de transportes, atualmente, tem os seus benefícios reconhecidos pela grande maioria das empresas, fato que tem facilitado a rotina de tarefas de vários gestores, além de ter reduzido custos operacionais desnecessários.
Entretanto, para que você possa explorar as vantagens operacionais dessa parceria da melhor forma, é essencial que o operador escolhido possa oferecer um serviço:
- De qualidade atestada por demais empresas inseridas no mercado;
- Que consiga atender as necessidades infraestruturais, tecnológicas e modais dos seus produtos de forma eficiente e rápida, garantindo segurança.
- Que apresente, de forma clara, todas as condições e obrigações presentes no contrato, para que você saiba exatamente o esperar.
- Que se encaixe com a sua realidade financeira;
Acompanhe com clareza as suas entregas
É de extrema importância que você, como gestor, tenha um contato claro e frequente com a operadora logística escolhida. Este contato, e a forma como você o gerencia, detém uma importância estratégica significativa para a logística de transporte do seu negócio.
É importante estar ciente do planejamento que foi estabelecido inicialmente para saber o que deve ser esperado em relação atitudes e padrões de atuação por parte dela. É exclusivamente dessa forma que a melhoria dos seu processo de entrega será alcançada.
Portanto, certifique-se de que a transportadora atua com flexibilidade e disposição condizentes com o que você espera, podendo agir com fluidez e velocidade na resolução de futuras problemáticas que poderão surgir.
Este ponto é essencial para garantir que os seus clientes serão atendidos com qualidade, para que, futuramente, você possa fidelizá-los garantindo a sua confiança.
Controle o fluxo de materiais e produtos de forma sistematizada
Definimos o controle sistematizado do fluxo de materiais e produtos de uma empresa como logística reversa. Esse fluxo deve ser observado desde o início da cadeia produtiva até a entrega no local destinado, passando pelo descarte de resíduos de forma ecologicamente adequada posteriormente.
Não sabe o que é logística reversa e dos benefícios que a ela oferece para sua empresa? Confira o artigo que escrevi sobre isso clicando aqui!
Estar ciente das suas obrigações quanto as práticas e exigências das novas resoluções ambientais vigentes no país é essencial.
Acompanhar a sua logística de forma geral, buscando alinha-la à questões de responsabilidade social e ambiental é positivo não só para o desempenho da sua empresa – visto que, atualmente, clientes valorizam cada vez mais empresas ecologicamente conscientes e dispostas a auxiliá-los –, mas também evita possíveis problemáticas relacionadas a retorno de mercadorias defeituosas e/ou desistência da compra por parte do cliente.
Por esse motivo, busque certificar que o operador logístico contratado apresenta, dentro do seu portfólio, serviços voltados para essa perspectiva.
Analisados os pontos acima, você já estará preparado para gerir a sua logística de transporte da melhor forma. Entre em contato conosco!
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