O que é e o que faz um operador logístico? Entenda por que essa organização é essencial para o sucesso competitivo do seu negócio.

O que é e o que faz um operador logístico? Entenda por que essa organização é essencial para o sucesso competitivo do seu negócio.

Se você busca elevar a competitividade e vitalidade da sua empresa, aumentando a presença dos seus produtos no mercado, sem acrescer no valor de frete que você já costuma pagar, e sem investir um volume excessivo de capital, é hora de iniciar a busca por operadores logísticos na sua região.

Em um mercado que demanda cada vez mais diferenciação e competitividade, poucas empresas apresentam infraestrutura e capital capazes de auxiliá-las na execução de processos logísticos.

Investir na construção e manutenção e monitoramento grandes áreas de estocagem e armazenamento de produtos, para a grande maioria das organizações, não é uma realidade. Mas e se, de fato, não precisar ser?

É exatamente nesse ponto que se encaixam os operadores logísticos.

O que é e o que faz?

Em síntese, operadores logísticos são empresas, ou organizações, que prestam serviços logísticos – e, em alguns casos, serviços de gestão – para terceiros, podendo, também, oferecer mão de obra especializada para a execução de etapas-chave no ciclo da cadeia de suprimentos.

O operador é responsável, de forma mais ampla, por operacionalizar a aquisição, a movimentação, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, fazendo parte da sua rotina diária: o controle do estoque, a armazenagem e a gestão de transportes.

Simplificando, ele é responsável pelo(a):

  • Transporte de produtos e de mercadorias.
  • Armazenamento de produtos.
  • Recebimento de pedidos.
  • Mão de obra.

Por que devo contratá-lo?

Financeiramente, o custo de manutenção de operadores logísticos, sem dúvida, é muito mais atrativo do que o gerenciamento integral de operações logísticas. Investir em organizações terceirizadas é contribuir para a minimização e monitoramento dos custos de modo significativo.

A longo prazo, investir nessas organizações é investir na busca pelo controle completo de gastos, já que, se feito de forma correta, o serviço dispensará a necessidade de futuras despesas com aquisições e implementações de tecnologia, assim como a busca e alocação de mão de obra especializada.

Caso esteja buscando pontos que fogem ao víes financeiro, confira abaixo alguns dos benefícios administrativos da terceirização de operações logísticas:

  • Ter acesso a profissionais especializados e qualificados que atenderão, precisamente, as suas exigências, tanto no armazenamento quanto no transporte.
  • Ter acesso tecnologias de ponta, essenciais para a otimização de serviços e processos logísticos, como sistemas operacionais, softwares e sistemas de rastreamento em tempo real. Esses pontos, por sua vez, posicionam a sua empresa em um patamar de vantagem estratégica.
  • Focar no objetivo principal do negócio. Ter a possibilidade de fixar sua atenção em atividades relacionadas, apenas, à sua função principal.

Sobretudo, os operadores logísticos surgem como uma solução de alta eficiência – e menor custo, caso comparado as demais alternativas – para empresas que não se encontram em situação estrutural e/ou financeira para investir em grandes áreas dedicadas à estocagem.

Por esse motivo, é de suma importância estar em contato com uma organização que não apenas oferte um serviço de qualidade, mas que possa passar confiança e credibilidade em operações logísticas.

Convidamos você a conhecer melhor a nossa empresa, a nos seguir nas redes sociais e a assinar o nosso newsletter!

Dito isso, convidamos você a conhecer melhor a nossa empresa. Nos siga nas redes sociais, assine a nossa newsletter e a continue lendo o nosso blog!

Deixe uma resposta